Projeto de Pesquisa coordenado pelo professor Wilson e desenvolvido pelos alunos Herrison 3º, Claudia Coutinho 2º, Keyla Oliveria, Fernando 2º. Trabalho este, selecionado entre os mais de 2.800 projetos inscritos no portal http://www.educarede.org.br/ como um dos dez melhores da "comunidade minha terra" edição 2008.
A equipe Caçadores de Aventuras, formada pelo professor mas os alunos acima, passou quatro dias junto com os índos da etnia Gavião, onde observaram os costumes e rituais festivos daquele povo. O resultado da pesquisa foi divulgado na reportagem abaixo e em um vídeo (veja resumo na barra de vídeos), além de fotos incríveis.
De 10 a 14 de outubro aconteceu na aldeia Riachinho, situada a 70 Km de Imperatriz e 19 da sede do município de Amarante-MA, uma das etapas da festa do Vyty (lê-se Vôtã). Esta festa leva meses de preparação e consiste em uma série de rituais tais como pintura corporal, danças e cantorias. Segundo o cacique Joel, responsavel pelo evento, a festa do Vyty exigiu muito trabalho para ser realizada, foram meses de preparativos, para que não faltasse nada durante os festejos. Pela tradição, a casa (família) responsável pela realização do evento é quem tem a responsabilidade de providencia abrigo e comida para os convidados. O cacique Joel, lamentou-se que antes o anfitrião passava meses caçando para acumular comida, mas hoje, com a falta de caça na reserva, ele teve que comprar dois bois para servir aos convidados, o que perde um pouco da graça da festa.Além de abrigo e alimentos, o responsável pela festa também deve providenciar para que os rituais inerentes a esta festa sejam todos realizados. Durante os quatro dias que passamos na aldeia não houve um que não tivesse um acontecimento: ritual de pintura corporal, cantoria e corrida da tora, ornamentação e desfile do esteirão, cantoria e dança em redor da fogueira, caçada dos gaviões etc.
Fazem parte das festividades do Vyty os seguintes rituais :
A "Casa grande": Para abrigar os convidados é construído, com palhas de babaçu, um barracão de aproximadamente 8mx20m, com apenas um quarto onde ficarão os gaviões capturados. É também neste barracão que é preparada a comida (concrêm) que será distribuída para os convidados.
A Caçada e Captura do Gavião: Consiste em eleger (sem o conhecimento dos eleitos) três jovens que serão capturados pelos mais velhos e colocados em um quarto da casa grande feito exclusivamente para este fim. Durante três meses estes rapazes não poderão se ausentar nem andar normalmente pela aldeia. Ficam numa espécie de regime de prisão semi-aberto, sendo que poderão receber visitas íntimas (menos das esposas!!).O gavião é obrigado a se submeter às ordens das mulheres da
aldeia que pedem que aqueles façam companhia na mata, pesquem, cassem ou colham frutas para elas. Como ninguém, além dos anciões, sabem quem são os escolhidos para gavião, todos os homens jovens ficam apreensivos. Quando desconfiam que são os eleitos, alguns se escondem e é organizada uma busca (caçada) nos arredores da aldeia para encontrar e capturar o fujão.
Ornamentação e Desfile do Esteirão: O esteirão é uma espécie de fantasia feita com palha de buriti, onde um índio ou índia entra embaixo e saem desfilando em fila pela aldeia. Leva algum tempo para confeccionar pois exige técnicas de trançar a palha do buriti. Após a confecção, o esteirão precisa ser e ornamentado com penas, tintas e outros adereços. Isso é feito com a participação de toda a comunidade. Depois de pronto realiza-se uma espécie de procissão pela aldeia onde as pessoas seguem os esteirões em volta da entoando cantigas até chegar ao centro, onde encontram-se três jovens indios e uma criança, todos com pinturas que lembram animais. 

2 comentários:
Olá pessoal[
Muito bom o trabalho de vocês, disponibilizando a cultura regional para pessoas de todo o Brasil.
Parabéns, Wilson, pelo lindo trabalho realizado e por sua participação do Minha Terra 2008... não esqueça de participar este ano também. Encaminhei seus links para serem divulgados no Blog Proinfo Integrado do Maranhão e linkei também no blog do NTE. Quando tiver novidades entre em contato. Abraços
Postar um comentário